Esmu - Escola de Música da UEMG

INÍCIO - EXTENSÃO - PROJETOS E PROGRAMAS DA EXTENSÃO

Projetos e Programas da Extensão

Projetos:

1) Recitais Brasileiros: programa radiofônico semanal, veiculado pela Rádio Inconfidência, nas noites de domingo, com duração de uma hora, dedicado à música erudita nacional, acrescido de comentários elucidativos sobre as obras apresentadas.

2) Recitais Eruditos: programa radiofônico semanal, veiculado pela Rádio Inconfidência, nas noites de segunda-feira, com duração de uma hora, dedicado à música erudita, no qual também há comentários sobre as obras apresentadas.

3) Concertos Didáticos de Música: concertos didáticos destinados a todos os segmentos da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA) das escolas públicas das redes estadual e municipal de Belo Horizonte, elaborados e executados pelos alunos do quinto período dos cursos de Licenciatura em Música. Duração de 45 minutos, periodicidade semestral.

4) De criança para criança: concertos didáticos realizados pelos alunos do Curso de Musicalização Infantil da ESMU, nos quais eles cantam, tocam e fazem comentários sobre o repertório e seus instrumentos. Os eventos ocorrem todos os meses de outubro e o público alvo são crianças de escolas regulares.

5) Básico Atuante: aulas coletivas com temáticas específicas, oferecidas aos alunos do Curso Básico de Música, que visam à interação destes e a prática musical orientada por diversos professores.

6) Música Comentada: concertos mensais com entrada franca, direcionados aos alunos de graduação e abertos ao público em geral. O repertório executado é enriquecido com comentários didáticos e elucidativos sobre as peças e compositores apresentados, tendo como prioridade a música de câmara erudita. Os concertos são realizados mensalmente por professores da ESMU, no auditório da Escola.

7) Audição de Alunos: projeto realizado e apresentado por alunos dos Cursos de Graduação em forma de pequenos recitais abertos ao público, realizados semanalmente, no auditório da Escola de Música da UEMG.


Programas:

1) Escola Integrada: programa desenvolvido por meio da parceria entre a UEMG e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, no qual os alunos da Escola de Música atuam em oficinas de musicalização para crianças e adolescentes da rede municipal de ensino em horário além do turno escolar.
Cursos