Esmu - Escola de Música da UEMG

INÍCIO - EXTENSÃO - GRUPOS DE MÚSICA

Grupos de Música

1) Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UEMG: composta por alunos e professores, tem como objetivos ser um laboratório de prática do repertório sinfônico e apresentar concertos para a comunidade.

2) Banda Sinfônica da Escola de Música da UEMG: composta por alunos e professores, tem como objetivo o aprendizado e apresentações de obras do estilo de banda de sopros, em espaços acadêmicos e culturais da capital e interior de Minas Gerais.

3) Big Band da Escola de Música da UEMG: composta por alunos e professores, é um laboratório de estudos de obras do gênero Big Band, apresentando-se para comunidade em geral em espaços acadêmicos e culturais da capital e interior de Minas Gerais.

4) Grupo de Música Antiga: formado por alunos que pesquisam, ensaiam e apresentam obras dos séculos XVI e XVII para instrumentos e vozes. O grupo também trabalha repertório extraído de acervos dos quais a ESMU tem a guarda, realizando uma interface entre pesquisa e ensino.

5) Grupo de Choro: este grupo teve sua origem em 2004, com a entrada de alunos “chorões” para o Curso de Licenciatura da ESMU. Desde então, o número de adeptos ao estilo foi crescendo, culminando com a implantação da atividade como disciplina optativa, no ano de 2010. O encontro semanal é realizado no espaço aberto do pátio da Escola, mantendo a tradição da execução do choro ao ar livre. O Grupo vem se apresentando em eventos realizados dentro da ESMU e em locais diversos.

6) Grupo Experimental de Ópera (GEO): formado por alunos e ex-alunos da Escola de Música da UEMG e de outras escolas da capital, tem como objetivos trabalhar musical e cenicamente árias de óperas e fazer apresentações para a comunidade da capital e interior de Minas Gerais, explorando este repertório pouco difundido.

7) Coro de Extensão: com média de 25 membros, oferece a prática do canto coral para a comunidade da Escola de Música e de Belo Horizonte em geral. O coro prepara repertório variado e realiza apresentações públicas.

8) Coro de Funcionários: criado em 2006, é composto por funcionários da Escola de Música e tem como objetivo oferecer aos servidores a oportunidade da experiência musical em conjunto.
Cursos