Esmu - Escola de Música da UEMG

INÍCIO - NOTÍCIAS

Notícias

06/12 - “Projeto Oficina de Música: Violão, Flauta Doce e Coral Infantil” com coordenação da UEMG Escola de Música se apresentou nesta segunda
com informaçõese foto da FADECiT

Aconteceu nessa última segunda-feira, 4, a apresentação das crianças e adolescentes do “Projeto Oficina de Música: Violão, Flauta Doce e Coral Infantil”, no auditório da FADECIT.



O evento contou com apresentações do grupo de flauta doce e do coral, coordenados pelos professores Helder Rocha e Renata Cicarini. Teve ainda, sob a coordenação do professor Domingos Sávio Lins Brandão, os alunos da classe de Música Medieval e Renascentista da Esmu/UEMG, com uma participação especial de um concerto didático para que os alunos do projeto pudessem conhecer diferentes instrumentos.

O grupo de Flauta Doce tocou clássicos como “Canto de um povo de um lugar” de Caetano Veloso, “Cio da terra” do Milton Nascimento e Chico Buarque e “Samba de uma nota só” do Tom Jobim e Nentow Mendonça, entre outros. O coral foi tocante com as músicas contemporâneas “Oração” da A Banda mais bonita da Cidade, “Trem bala da Ana Vilela”, além de “Cabelos de algodão” de Fly, e “Tempos modernos” do Lulu Santos.

O destaque foi o jovem Samuel dos Reis, aluno do 1º ano da Escola Estadual Silviano Brandão, que cantou e tocou no piano a música “Dia Clarear” da Banda Mar, levantando a plateia.

Ao final, o professor Dijon Moraes, Reitor da Universidade do Estado de Minas, destacou a importância do ensino da música e a relevância do projeto realizado junto com a ESMU.

A professora Renata Cicarini ressaltou a importância do ensino da música na infância. “A música é uma das mais antigas e importantes formas de comunicação e expressão do ser humano. Por ser uma prática inerente ao ser humano, o ensino da música torna-se eficaz e imprescindível na formação e desenvolvimento do indivíduo como um todo. A música faz parte da vida da criança, estando presente em suas brincadeiras e no seu cotidiano e representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade, desenvolvendo sua criatividade, sua imaginação, promovendo a autodisciplina e despertando sua consciência rítmica e estética. Por isso, é tão importante que as crianças tenham acesso a uma educação musical para que possam usufruir melhor dos benefícios que ela lhes oferece, tais como: concentração, atenção, memória, sensibilidade, autoestima, socialização, percepção, respeito a si próprio e ao grupo, coordenação motora, acuidade auditiva, raciocínio lógico e abstrato, disciplina pessoal e equilíbrio emocional”, comentou.

Desde o ano de 2011 a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – FADECIT apoia a Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais – Esmu/UEMG no Projeto “Oficina de Música: Violão e Coral” onde são oferecidas oficinas de Violão em Grupo e de Coral Infanto-juvenil para 25 crianças e adolescentes de 9 a 13 anos, da Pedreira Prado Lopes e do Instituto Pedra Viva, alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Silviano Brandão em tempo Integral.
Cursos
Acesso Rápido